O comércio eletrônico é um dos mercados com maior potencial pra quem busca abrir o próprio negócio. Em 2017, esse mercado faturou R$ 47 bilhões, segundo pesquisa da Webshoppers, principal levantamento do setor no Brasil.
De olho nessa capacidade, um estudo comportamental do microempreendedor internacional brasileiro, feito pela eBay, mostrou que 25% das vendas são exclusivamente para o mercado externo.
A análise também apontou uma grande margem de crescimento e competitividade dos e-commerces brasileiros, especialmente no comércio internacional.
Entre outras características, a pesquisa, feita com 200 pessoas individualmente, também indicou que:
– Vendedores internacionais são principalmente jovens, homens, de maior renda;
– Comerciantes online em tempo integral têm um perfil mais jovem (de 18 a 35 anos);
– Receitas anuais de vendedores internacionais são bem maiores (de US $ 10.000 a US $ 50.000);
– Varejistas nacionais dedicam de 1 a 3 dias por semana às vendas online, enquanto os internacionais dedicam entre 6 e 7 dias por semana;
– O tempo médio de pessoas que realizaram vendas internacionais online é de 2,5 anos;
– A maior parte dos produtos brasileiros exportados vão pra América do Norte (43% dos pedidos), seguido da Europa (33%);
– Os principais motivos que atraem os compradores de fora são os produtos típicos brasileiros e artigos a preços baixos;
– Os grandes desafios pra quem busca o mercado internacional são a dificuldade da entrega (29% dos entrevistados destacaram) e altas taxas (10% da pesquisa sinalizou).
Ainda assim, me parece um excelente caminho de oportunidades a se explorar.
0 Comments