No comércio eletrônico, os pontos de retirada e coleta de mercadorias, também chamados de pick up points, têm inúmeros benefícios, como: a possibilidade do consumidor buscar o produto no dia e hora mais convenientes, sem correr o risco de não receber; economia de recursos dos varejistas em entregas, trocas e devoluções; mais fluxo para os pontos físicos; entre outros.
E para somar a essa lista de vantagens, ainda faz bem ao planeta. Até a Terra sai ganhando com essa solução inovadora. Acompanhe:
> Trânsito
Com o direcionamento das encomendas a um ponto específico, sem precisar traçar várias rotas para entregas individuais, essa modalidade reduz deslocamentos e número de veículos nas ruas (frota do Brasil se aproxima dos 100 milhões, segundo Denatran), contribuindo para um trânsito mais fluido.
> Poluição
Acredite, a poluição causa mais mortes (quase o dobro) que os acidentes de trânsitos no Brasil (dados do Instituto Saúde e Sustentabilidade – ISS, ligado à USP). No Rio de Janeiro morrem, em média, 14 pessoas por dia por doenças ligadas à baixa qualidade do ar. E 77% dessa poluição vem dos carros. Portanto, ao diminuir o fluxo de veículos, os pontos de retirada também ajudam na diminuição dos danos à atmosfera, efeito estufa, ocorrências de chuva ácida, entre outras consequências da poluição.
> Veículos pesados
E quando se fala em poluição, temos que lembrar que os veículos pesados (caminhões, ônibus etc.) são responsáveis por grande parte da contaminação do ar (na cidade de São Paulo corresponde à metade da impureza atmosférica – USP). Assim, realizando as entregas em pontos específicos, esses veículos permanecem menos tempo circulando pelas ruas.
> Veículos limpos
Claro, se, dentro desse modelo, os veículos pesados se destinam a um único local, é natural que os consumidores, em seus carros de passeio, se desloquem pelo trânsito para buscar suas encomendas, certo? Mas, o grande diferencial é que a proposta dos e-commerces, que adotam essa estratégia, é disponibilizar postos de entrega próximos aos consumidores, possibilitando o deslocamento do cliente através de metrô, bicicleta e até mesmo a pé. Ou localizados em seus percursos de rotina, como casa-trabalho, não criando deslocamentos adicionais. Na França, por exemplo, uma única empresa tem locais estabelecidos a 10 minutos de 83% da população.
> Consumo
Com essa logística de pick up points há redução de consumo e isso é bom. Mesmo tratando de estratégias para o aumento do consumo, esse tipo de redução é positiva para os negócios. Afinal, com menos veículos circulando e diminuição dos deslocamentos, há um gasto menor com combustível, como também com componentes de desgaste (ex. pneu), que terão suas vidas úteis estendidas. E quando calculamos esses itens para grandes frotas de circulação diária, isso impacta muito nos custos do e-commerce.
Enfim, como pôde perceber, todos ganham com os pontos de retirada, o consumidor, o varejista e o planeta.
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