Logo
E-commerce x Marketplace
10 May 2018

E-commerce x Marketplace

Post by Melaine

Na verdade a melhor expressão seria E-commerce + Marketplace. Afinal, são complementares. O e-commerce, ou comércio eletrônico, é toda transação financeira realizada pela internet. E o marketplace é como uma grande vitrine de um shopping digital, que amplia essa negociação do e-commerce, através da maior visibilidade que oferece aos produtos.

 

O e-commerce utiliza computadores e celulares pra efetivar seus processos de compra e venda, como nos casos das lojas virtuais. No início eram apenas livros e CDs, atualmente a variedade de negócios através do e-commerce é muito vasta. Vai desde produtos de grande porte, como iates, carros de luxo e mansões, até mesmo roupas, perfumes e alimentos.

 

Os marketplaces são plataformas eletrônicas que reúnem produtos diversos de marcas variadas em um único lugar. Essa prática surgiu no Brasil há mais ou menos 6 anos e vem crescendo vertiginosamente. Um modelo muito vantajoso para os anunciantes e compradores. No país, os mais conhecidos são: Amazon, Mercado Livre, B2W, Cnova, Magazine Luiza e Walmart.

 

As vantagens são muitas. A principal delas é a visibilidade, afinal expor em uma grande vitrine de muita circulação facilita a atração do cliente para o produto, levando também ao reconhecimento da marca, pegando carona na confiabilidade do marketplace. E não precisa gastar com isso, porque o marketplace cobra apenas porcentagens sobre lucros ou comissões sobre vendas.

 

O cliente encontra tudo que procura, economizando tempo. O comerciante é visto por um público maior, aumentando as vendas e o marketplace lucra ainda mais com toda essa negociação. Quanto mais vendedores, mais cresce a variedade de produtos e isso facilita a busca do cliente. Tá aí a base desse grande sucesso, quando todas as partes ganham.

Tags: ,

0 Comments

Leave a Comment

Quer receber o E-book sobre.....
Com o e-book .... 
Não enviamos spam