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Datas comemorativas aumentam o tráfego online e seus riscos.
12 Jul 2018

Datas comemorativas aumentam o tráfego online e seus riscos.

Post by Melaine

Segundo ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) até o final do ano o faturamento do e-commerce nacional deve atingir R$ 69 bilhões. Projeções tão otimistas são muito atraentes, principalmente aos olhos dos criminosos virtuais, que podem frustrar as expectativas dos varejistas online, especialmente nas datas sazonais.

 

Nos períodos desse calendário comemorativo (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday, Natal, entre outros) o tráfego pelos e-commerces aumenta sensivelmente. Somando, o faturamento gira em torno de R$ 17 bilhões somente nessas principais datas. Um tremendo convite aos cibercriminosos pra causarem grandes prejuízos aos comerciantes online.

 

Um estudo realizado somente no período da Black Friday, pelo Google, mostrou que cada minuto fora do ar uma loja perde mais de 5 mil acessos (mais de 300 mil visitantes por hora de indisponibilidade). Por isso, a importância de investir em uma tecnologia que garanta a segurança de toda a operação.

 

Uma das principais ferramentas para minimizar os riscos dos varejistas online é a Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN). Uma infraestrutura interligada que hospeda sites, vídeos, imagens etc, em diferentes servidores espalhados pelo mundo, diminuindo o tempo de carregamento. Isso evita que uma página demore para carregar, o que muitas vezes leva o cliente a desistir da compra, por exemplo.

 

Outra solução importante é o monitoramento de trânsito IP, que evita os ataques DDoS (ataques de negação de serviço). Estes estão mais frequentes e massivos a cada ano, e têm sido utilizados criminosamente como ferramentas anticompetitivas. Eles acontecem quando diversos dispositivos infectados são direcionados para acessar um mesmo site, simultaneamente, gerando instabilidade ou interrupção dos seus serviços. A prevenção também permeia pelo reforço da infraestrutura de proteção, com o bloqueio das solicitações ilegítimas logo que um tráfego suspeito seja iniciado.

 

O e-commerce é um dos mercados mais saudáveis da nossa economia, mesmo diante da crise. Por esse mesmo motivo, o investimento em soluções para o desenvolvimento deve acompanhar esse crescimento, garantindo a prosperidade do segmento.

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