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Régua de comunicação para cobrança. Por quê?
10 Jul 2018

Régua de comunicação para cobrança. Por quê?

Post by Melaine

No comércio em geral, inclusive no e-commerce, o assunto “cobrança” é sempre muito delicado e deve ser tratado com cuidado. Mesmo o cliente estando em débito, quando o varejista erra no tom no momento da cobrança pode estar perdendo a fidelidade de um consumidor, que poderia lhe render muitas vendas futuras.

Outra questão que deve ser analisada na inadimplência é a qualidade. Talvez o cliente possa estar insatisfeito com o produto ou serviço prestado. Por isso, todas as possibilidades devem ser checadas.

E toda essa interação envolve relacionamento, por isso é importante possuir ferramentas que ajudem nas análises e reconquistas dos inadimplentes, caso a caso, se antecipando ao problema. Uma dessas ferramentas estratégicas é o uso de uma plataforma de marketing cloud (solução de gerenciamento de campanhas de marketing, que conta com e-mail, SMS, redes sociais e outros), que lidam com Réguas de Comunicação. Acompanhando toda a jornada e comportamento do consumidor, oferecendo uma melhor experiência de pré e pós-venda.

A automatização desse processo através da Régua de Comunicação/Cobrança diminui prejuízos, aumenta a eficiência na recuperação de créditos, e economiza tempo e recursos dos profissionais da empresa. Deixando o cliente mais satisfeito.

Acompanhe os benefícios:

>>Prevenção de inadimplências – através da programação de filtros e regras personalizadas, é possível enviar avisos próximo às datas de pagamento para a cartela de clientes, por diferentes canais, como SMS e email. E após o prazo de vencimento, a programação de lembretes pra 1 dia, 3 dias e uma semana. Após 15 dias, pode ser usado o envio de novo boleto com o valor reajustado. Lembrando de manter os dados atualizados, porque ninguém gosta de ser cobrado por algo que já pagou, mesmo com atraso.

>>Identificação de reincidência – reconhecendo esses casos, possibilita o envio de comunicados mais personalizados e talvez reverter o comportamento repetitivo do cliente.

>>Redução de custos – o tempo de dedicação exclusiva à cobrança da equipe de telemarketing é revertido para ações mais estratégicas, além do processo automatizado ser incrivelmente mais ágil.

Ainda há muitas outras vantagens no uso da Régua de Cobrança, que também ajuda na integração de processos e departamentos, que trabalham com mais inteligência e assertividade.

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