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Novas tecnologias são as melhores aliadas do e-commerce.
21 Jun 2018

Novas tecnologias são as melhores aliadas do e-commerce.

Post by Melaine

Sem dúvida, a internet se mostrou a principal revolução do varejo. Pesquisa do Google, mostra que o comércio eletrônico deve dobrar sua fatia no faturamento do varejo até 2021, crescendo em torno de 12,4% ao ano. Então, se o seu negócio é e-commerce não tem jeito, para acompanhar e crescer junto é preciso estar atento às atualizações tecnológicas e mutações no perfil do mercado e consumidor, que são constantes.

Então, vamos a algumas dessas tendências atuais que podem fazer a diferença para o sucesso do seu negócio:

>>Plataformas Omnichannel
O prefixo ‘omni’ refere-se a onipresença. Partindo desse princípio, Omnichannel trata-se de todos os canais de uma mesma empresa integrados, sendo usados ao mesmo tempo, e dando suporte entre si. Assim, o cliente fica totalmente coberto antes, durante e após a venda, seja qual for o ambiente que ele queira transitar. Atualmente, é utilizado como um diferencial estratégico, mas em um futuro próximo será uma condição do e-commerce, não havendo mais diferença entre loja física e online para o cliente, e tendo um único estoque.

>>Chatbots
A inteligência artificial vem atuando com muito sucesso na área do atendimento, prova disso são os Chatbots. Robôs de chat que estabelecem uma comunicação programada, agilizando as operações diretamente com o cliente. Mas, esse recurso deve levar em conta análises constantes para avaliar a necessidade de intervenção de um operador humano cobrindo, em qualquer fase da negociação, atendimentos específicos que o chatbot não tenha sido programado para solucionar. O mais importante é o cliente nunca ficar sem uma resposta.

>>Pesquisa por voz
Também é um recurso da inteligência artificial para tornar ainda mais agradável a experiência de compra do cliente. É como se um assistente pessoal do Google estivesse integrado ao e-commerce de preferência, adiantando todo o processo.

>>Mobile first
Esta é uma estratégia que merece muita atenção. Veja os números de alguns estudos:
-Até final de 2017 – 1 smartphone por habitante (FGV).
-Perspectiva pra 2018 – 45% do tráfego de internet do país via mobile (FGV).
-Perspectiva pra 2018 – 19% das vendas do e-commerce via dispositivos móveis (Mobile World Congress).
-Perspectiva pra 2021 – 41% das vendas por mobile (Mobile World Congress).

Esses percentuais não deixam dúvida da importância e necessidade das plataformas de venda estarem projetadas com um foco cada vez maior no conceito do mobile first, também conhecido como m-commerce.

>>Blockchain
Agora vamos falar de segurança. Blockchain vem do inglês “encadeamento de dados”, um banco de dados de todas as transações digitais executadas e compartilhadas. É como um livro contábil, verificado e aprovado em consenso pela maioria dos participantes.

Essa análise partilhada dificulta as fraudes de criminosos. Um exemplo prático é o Bitcoin, capaz de criar um mercado global de trilhões de dólares de transações anônimas sem controle governamental. O sucesso da tecnologia blockchain fez com que se tornasse um importante aliado ao e-commerce, contribuindo com a segurança dos dados pessoais e número de cartão de crédito do cliente, que encontram-se em trânsito.

>>Big Data
Aqui tratamos do aumento imensurável do volume de informações do mundo, onde se constata que a quantidade examinada já não cabe na memória de processamento dos computadores. Por isso, a implantação dos projetos de Big Data é essencial. Neles quanto maior o volume de dados, mais eficiente é a base de conhecimento para uma comunicação inteligente. Otimizando resultados de campanhas, criando promoções extremamente segmentadas de alto poder de conversão, tudo automaticamente. Sem dúvida o Big Data traz mais vendas, serviços eficientes, redução de custos e clientes mais satisfeitos.

O fato é que o e-commerce ganha mais fôlego e melhora seu desempenho a cada evolução tecnológica. Então, o negócio é estar antenado.

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