A paixão está no ar e a oportunidade de suas vendas aumentarem também. Com a proximidade do Dia dos Namorados (para os esquecidos 12/6), o seu e-commerce está preparado pra vender mais? Deveria.
Segundo o Ebit esta é uma data que apresenta crescimento significativo em vendas digitais (faturamento em 2017 de R$ 1,71 bilhão, alta de 5,1% em relação a 2016, aumento de 7,2% dos pedidos, gasto médio de R$ 420,00), por isso as perspectivas pra 2018 são as melhores.
No amor, nada como algumas dicas pra se dar bem. Nas vendas também, então vamos a elas:
Controle de estoque
Um dos principais motivos para o cancelamento de pedidos online é o atraso nas entregas. E para uma ocasião especial como o Dia dos Namorados, isso ganha ainda mais peso. Já que a compra perde o sentido se passar da data. Para atender o fluxo maior de pedidos desse período é importante que o controle seja feito diariamente, identificando os produtos mais e menos vendidos. Há duas estratégias de controle – tradicional e dropshipping. A primeira é o estoque físico, com capacidade para comportar aumento de produtos que vendem mais na época. No dropshipping não há estoque físico, os produtos são adquiridos de acordo com os pedidos. Essa é uma estratégia arriscada em datas comemorativas. Se não tiver um bom relacionamento com o fornecedor, pra atender um aumento repentino de demanda, é possível que seus negócios sejam prejudicados.
Logística que fideliza
Reforçando, a grande preocupação nesse período é o prazo de entrega. Aqui, a logística pode ser um grande aliado ou acabar com o seu negócio. Para que a use como um diferencial e fidelize seu cliente, é importante que:
• Busque profissionais qualificados para a expedição;
• Utilize as embalagens corretas pra cada tipo de produto, faça testes;
• Dê opções de empresas de transporte de confiança aos clientes, dando preferência às que já estão estabelecidas no mercado de e-commerce;
• É melhor informar um prazo de entrega mais longo do que correr o risco de atrasar;
• Realize um pós-venda, com pesquisas de satisfação para descobrir em quais pontos sua empresa pode melhorar.
Criatividade que encanta
Atraia o cliente com promoções especiais para a época, com alternativas aos presentes tradicionais, como flores, bombons e perfumes. É preciso mostrar as vantagens em escapar das obviedades e incluir novos produtos como presentes, a exemplos cervejas especiais, utensílios de cozinha gourmet ou acessórios fitness. Avalie seu catálogo e faça combinações interessantes para kits cativantes.
Aposta na diversidade
É importante atender a todos os gostos, por isso um bom investimento seria um mix de produtos variados. Mas, sem esquecer dos tradicionais da época. Uma pesquisa rápida de suas vendas em anos anteriores, ou mesmo das vendas do mercado, podem orientar melhor sobre os produtos de maior saída.
Campanhas de marketing temática
Ações simples de marketing podem impulsionar suas vendas. Como:
• Mudar a foto de perfil da sua loja nas redes sociais. Algo que remeta ao amor, romance. Mostra que seu negócio está atualizado à época;
• Enviar brindes temáticos, como doce, bombom ou até mesmo produto erótico se tiver relação com o seu negócio;
• Criar hashtag. É ótimo pra medir se estão aderindo a sua campanha e o engajamento a sua marca;
• Promover concurso de vídeo, com clientes usando os produtos e presenteando os melhores.
Seguindo esses passos, prepare-se, porque o Dia dos Namorados do seu e-commerce será inesquecível.
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