A grande tendência pra este ano é a pesquisa de voz. O Google mostrou que 20% de todas as consultas de pesquisa para mobile já são feitas por essa funcionalidade, que toma força com o crescimento da tecnologia e da inteligência artificial.
O impacto e o desafio dessa nova cultura de comportamento dos usuários recai justamente sobre os profissionais de marketing, que devem procurar ajustar as otimizações de busca.
A pesquisa de voz é quase como uma conversa, não somente com palavras-chaves, mas com frases mais extensas e informais. Então, o ideal é pensar exatamente como as pessoas falam, pensam, buscam e não na forma como elas digitam. Escrevendo um conteúdo mais natural e otimizando a página de FAQ (perguntas mais frequentes), por exemplo, com frases mais longas, como o usuário perguntaria em voz alta. Como, normalmente, são perguntas nessas consultas, outra sugestão é um conteúdo que contenha as palavras: “quem, como, o que, onde, por que e quando”.
Alguns assistentes já estão mudando a forma de pesquisa, como: A Siri (sistema Ios); Google Now (Android); Cortana; Google Assistant; Google Home; Amazon Echo; Apple HomePod; Bixby (celulares da Samsung); e Google Chrome. Uma dica é a Answer the Public, uma ferramenta gratuita, que gera perguntas para a pesquisa por voz.
Empresas especializadas em marketing digital estimam que até 2020, 50% das buscas serão realizadas através da voz. Atualmente, há poucos resultados nesse formato, então começar os ajustes pra essa funcionalidade desde já pode aumentar as chances de ranqueamento, cliques e vendas, e deixar seu negócio na dianteira quando 2020 chegar. Que é daqui a apenas 2 anos, então corra!
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